A RNP anunciou investimento de R$ 15 milhões em chamada pública para selecionar projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em saúde digital.
Os projetos selecionados serão divididos por redes de colaboração – chamados de clusters – e essas redes receberão recursos para desenvolver soluções conjuntas ao longo de dois anos.
A chamada é orientada para grupos de pesquisa e eles devem ser liderados por um coordenador acadêmico, vinculado a uma instituição de ensino e pesquisa brasileira.
Entre os eixos que poderão ser trabalhados estão: telessaúde, dispositivos móveis e vestíveis, inteligência artificial aplicada à saúde, interoperabilidade de sistemas, segurança de dados e soluções digitais para populações específicas (idosos, indígenas, por exemplo) etc.
Seleção da RNP
A seleção dos projetos acontece em duas fases. Na primeira, serão avaliados critérios como foco nos eixos temáticos, qualidade, viabilidade técnica, impacto, grau de inovação e currículo dos participantes. Pelo menos uma unidade da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) deve estar na proposta. E o orçamento de cada grupo não pode exceder R$ 600 mil.
Na segunda etapa, já com os grupos divididos em clusters, os times se reúnem para formar uma proposta única capaz de abarcar todos os projetos dos candidatos aprovados na primeira fase. Neste momento, a RNP avaliará: qualidade da proposta, viabilidade, impacto da iniciativa e grau de inovação.
As propostas podem ser enviadas até 31 de julho.
O resultado final será anunciado a partir de 21 de outubro. O início da execução dos projetos está previsto para começar em 1º de fevereiro de 2026, com duração de 24 meses.