Os desenvolvedores de aplicativos vêm se preocupando cada vez mais em garantir políticas confiáveis de privacidade para seus usuários, segundo demonstrou uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 16, pela organização Future of Privacy Forum (FPF). De acordo com o estudo, os desenvolvedores vêm respondendo positivamente às pressões de governos de todo o mundo, atuando no sentido de prover soluções móveis que garantam a privacidade do consumidor.

A pesquisa mostra que, em junho de 2012, o número de apps grátis disponibilizados na Apple App Store contendo algum tipo de política de privacidade havia dobrado em relação a setembro de 2011, pulando de 40% para 84% do total de aplicativos disponíveis. Em relação aos apps pagos, também houve uma melhora: o número de apps com políticas de privacidade cresceu de 60% para 64%.

No Google Play, o movimento é bastante semelhante. Entre os apps grátis, o percentual com políticas de privacidade subiu de 70% para 76% no período avaliado. Já entre os apps pagos, a alta foi de 30% para 48%.

As mudanças se dão após uma série de polêmicas, ocorridas principalmente nos Estados Unidos, relativas à coleta de dados privados dos usuários por aplicativos móveis. Os problemas judiciais levaram grandes fabricantes, como Apple, Google e Microsoft, a exigir de seus desenvolvedores compromissos com a privacidade dos usuários.