Os proprietários de smartphone que também possuem tablet gastam mais em aplicativos do que os que apenas possuem smartphones, de acordo com a Pesquisa do Consumidor Conectado (Connected Consumer Survey) da Analysys Mason. Mais de 60% dos usuários de tablet e smartphone que instalaram aplicativos pagaram por um app, enquanto a taxa para os que somente possuem smartphone é de 40%.

A explicação para essa diferença é que os usuários de tablet e smartphone têm uma receita mais alta disponível do que os que só possuem smartphone e, por isso, tendem a ter dispositivos de alta tecnologia nos quais o gasto com apps prevalece. Porém, a tendência é que essa diferença diminua, conforme os tablets fiquem mais acessíveis.

A pesquisa também relata que como o gasto com aplicativos é guiado por uma minoria de usuários, há uma intensa competição entre os app publishers, além de pouca receita para as operadoras que fornecem plataforma de billing para cobrança em lojas de aplicativos.

Além disso, o relatório constatou que a probabilidade de donos de iPhone comprarem aplicativos é maior do que entre usuários de outros sistemas operacionais. Somente 30% dos usuários de iOS nunca compraram um app, comparado com 66% de usuários de outros sistemas operacionais.

Essa pesquisa foi feita com 6.600 consumidores na França, Alemanha, Polônia, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.