À procura de um app para monitorar minhas despesas mensais, baixei as mais populares opções disponíveis na Google Play brasileira. Após comparar rapidamente a interface e principais funcionalidades de quatro títulos diferentes, o que mais me atraiu foi o "Minhas contas", da VieiraPK (cuidado pois há outros com o mesmo título), que escolhi para testar mais profundamente ao longo das últimas três semanas. Dois pontos me atraíram de imediato: a simplicidade da interface para inclusão rápida de novas despesas, e a possibilidade de gerar gráficos de gastos por categoria. Outra função que não se encontra em alguns outros apps é a programação de gastos ou receitas futuras. O app agrupa contas a pagar e contas atrasadas e envia lembretes quando se aproximada e quando passa a data de vencimento. Outro ponto positivo é a tela inicial, com um resumo total de receitas, despesas e o saldo daquele mês.

Há, porém, alguns pequenos problemas. Um deles é a visualização dos gráficos, cuja fonte da legenda é muito pequena e não aumenta com o zoom da tela, sendo de difícil leitura. Os gráficos de comparação entre as despesas são em pizza, mas seria legal se houvesse a opção de visualizá-las em barras. No Galaxy S4 notei também alguns bugs na listagem das categorias, que às vezes se embaralhavam fora de ordem alfabética.

"Minhas contas" ainda não é meu app ideal de monitoramento de despesas. Pretendo testar outros títulos. Enquanto isso, ele cumpre razoavelmente sua função.

Link para download na Google Play