Há duas semanas escrevi uma resenha sobre um gerenciador de despesas chamado "Minhas contas", que, na prática, fora o menos pior que eu havia encontrado na Google Play até então. Era difícil acreditar que não acharia nenhum melhor. A questão era apenas buscar com outras palavras-chave. Ao procurar por "finanças pessoais" descobri finalmente um app gratuito e excelente para esse propósito: o Gerenciador Financeiro Mobills, da Delx Tecnologia.

Esse app é um gerenciador completo, flexível, de interface amigável e grande variedade de gráficos de fácil leitura que ajudam a analisar os seus gastos mensais. Basicamente, você inclui suas receitas e despesas, que podem ser também agrupadas em contas (ou bolsos) diferentes, como carteira, bancos etc, assim como marcadas como recorrentes. As despesas são organizadas em categorias, cada uma com nome e cor. É muito fácil criar uma nova categoria, assim como incluir despesas e receitas. A página inicial é objetiva, direta e de fácil leitura, apresentando um resumo do presente mês, com total de receitas, total de despesas, saldo e um gráfico em círculo destacando as categorias que mais geraram gastos. As despesas também são apresentadas em lista cronológica. As cores e as iniciais dos nomes de cada categoria facilitam a identificação.

No menu lateral há ainda uma série de outras ferramentas. Na seção de gráficos, além daquele básico em círculo com as despesas, pode-se ver um em linha horizontal com o acompanhamento dos gastos dia a dia ao longo do mês; outro em barras comparando receita e despesa por mês; e, por fim, um em linha mostrando o saldo final de cada mês ao longo do ano. Há uma seção de estatísticas, comparando dias da semana, meses etc. Pode-se gerar relatórios em excell e, além disso, todos os dados são sincronizados na nuvem, podendo ser acessados em um site do serviço.

É possível também definir metas ou orçamentos mensais por categoria e ser avisado quando os limites forem atingidos. Este costuma ser o passo seguinte depois de um ou dois meses de acompanhamento e análise dos gastos recorrentes. Por fim, há uma seção com dicas financeiras de outros usuários, todas valiosas. Mais completo impossível. Não encontrei até agora nenhum gerenciador gratuito de despesas melhor que este para Android.

Link para download na Google Play

Screen shot do menu lateral