Quase uma em cada quatro operadoras móveis no mundo (73%) contam com uma plataforma de firewall de SMS para bloquear o envio de mensagens de texto disparadas de maneira fraudulenta, sem serem monetizadas por seus sistemas, dentre as quais estão muitas mensagens de spam e tentativas de golpe. É o que informa uma pesquisa “Operadoras móveis e A2P SMS: monitorando a evolução da fraude”, realizada pelo MEF a partir de entrevistas com 66 operadoras ao redor do mundo, entre dezembro de 2020 e abril de 2021.

No grupo que possui firewall, 52% terceirizam essa solução e 48% usam in-house. Além disso, 33% afirmam que a plataforma é constantemente atualizada; 38%, que foi atualizada um ano atrás; 20%, que nunca foi atualizada; e 10% não souberam responder.

Outras medidas adotadas pelas operadoras para combater a fraude por SMS são: processos aprimorados de KYC (50%); APIs para detecção de SIM Swap e outras fraudes (47%); firewall na rede de sinalização (45%); Pen testing (44%); e soluções de identidade digital (21%).

Tamanho do problema

O MEF estima que as operadoras percam, por ano, US$ 7,9 bilhões com mensagens de texto enviadas por rotas cinza, sem serem monetizadas por suas plataformas. Isso equivale a 42% da receita oficial com SMS A2P no mundo em 2020: US$ 18,95 bilhões.