A chinesa Xiaomi agora é a segunda marca de smartphones mais vendida do mundo, superando a Apple e ficando atrás apenas da Samsung. A afirmação é da empresa de consultoria e análise de dados Canalys, com base em dados de envio de smartphones ao varejo durante o segundo trimestre deste ano.

Entre abril e junho, o mercado mundial de smartphones cresceu 12% em quantidade de unidades enviadas ao varejo (sell-in), em comparação com o mesmo período do ano passado, o que demonstra uma recuperação econômica após o início da pandemia.

De acordo com a Canalys, a Samsung respondeu por 19% dos smartphones distribuídos no mundo no segundo trimestre, tendo registrado um crescimento de 15% em um ano. A Xiaomi veio logo atrás, com share de 17%, após um crescimento de 83%. A Apple caiu para a terceira posição, com 14% de share e aumento de apenas 1%, bem abaixo da média mundial no período. Completam o ranking dos cinco maiores fabricantes as chinesas Oppo e Vivo, cada uma com 10% de participação no mercado e crescimentos em 12 meses de 28% e 27%, respectivamente.