No começo do mês, dados da IDC demonstraram que a Huawei havia superado a Apple no mercado de smartphones no segundo trimestre deste ano e conquistado a vice-liderança mundial, pelo menos no que diz respeito aos números referentes a unidades enviadas ao varejo (sell-in). Agora, o Gartner confirma o crescimento da fabricante chinesa, mas com números de vendas ao consumidor final (sell-out).

De acordo com o Gartner, a liderança em smartphones continua nas mãos da Samsung, embora ela esteja perdendo espaço. No segundo trimestre, foram vendidos 72,33 milhões de smartphones da Samsung no mundo, equivalente a 19,3% do total. Contudo, um ano antes, a empresa sul-coreana havia vendido 10,5 milhões a mais de unidades, ou 82,8,6 milhões ao todo, quando detinha 22,6% de share.

A Huawei, por sua vez, deu um salto em um ano, crescendo de 36 milhões para 49,85 milhões de smartphones vendidos para os consumidores finais, na comparação entre o segundo trimestre de 2017 e o segundo trimestre deste ano. A participação da chinesa no mercado mundial de smartphones passou de 9,8% para 13,3% nesse intervalo.

A Apple, por outro lado, caiu da segunda para a terceira posição, baixando seu share de 12,1% para 11,9%. Em volume de unidades, ficou praticamente estagnada, passando de 44,31 milhões para 44,71 milhões.

Merece destaque o crescimento de 55% na quantidade de smartphones da Xiaomi vendidos no mundo, passando de 21,18 milhões para 32,82 milhões. Com isso, a fabricante chinesa aumentou seu share de 5,8% para 8,8%, assumindo a quarta posição mundial.

Em quinto aparece a Oppo, com 28,5 milhões de smartphones vendidos no segundo trimestre, o que representa uma participação de 7,6%. A empresa caiu uma posição no ranking dos cinco maiores elaborado pelo Gartner. Um ano atrás tinha 7,1%, com 26,09 milhões de unidades vendidas.

Outros fabricantes respondera por 39% das vendas no trimestre, ou 146 milhões de smartphones.

Mundo

Pelos dados da Gartner, foram comercializados no mundo 374,33 milhões de smartphones no segundo trimestre de 2018, o que representa um crescimento de 2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando haviam sido vendidos 366,6 milhões. Na divisão por sistema operacional, o Android detém 88% das vendas e o iOS, 11,9%.

Brasil

A Huawei recentemente anunciou uma parceria estratégica com a Positivo no Brasil. A fabricante brasileira ficará encarregada da distribuição de seus aparelhos no País. É a segunda tentativa da companhia chinesa de fincar um pé no mercado brasileiro de smartphones. Seu foco agora será o segmento premium.