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Fátima Bot, a robô checadora de fatos da agência Aos Fatos

A mentira corre mais que a verdade. Mas graças a agências de checagem de fatos, essa diferença está menor. E a tecnologia pode ser uma aliada da verdade nessa corrida, através do uso de chatbots que ajudam a desmentir fake news. A agência Aos Fatos experimenta robôs de conversação desde 2018, quando lançou um para o Facebook Messenger. Depois vieram versões para o Twitter e para o WhatsApp. Esta última, a mais popular das três, nasceu em meados de 2020 e nos últimos 12 meses atendeu a 10,4 mil pessoas e enviou 111 mil mensagens, sendo 52 mil checagens.

A robô da Aos Fatos se chama Fátima Bot. Em cada uma das redes sociais ela exerce um papel diferente. No Messenger, dá dicas sobre como checar uma informação. Foi a primeira experiência da agência com essa tecnologia e serviu de beta para os outros canais.

No WhatsApp, Fátima permite que o usuário busque checagens por palavra-chave ou acompanhe as mais recentes produzidas pela agência. “Temos uma lista de transmissão com mais de 10 mil usuários. E não damos conta da quantidade de mensagens que recebemos com consultas de leitores. A automatização veio para suprir uma demanda mais imediata de algumas pessoas para saber se determinada informação é verdadeira e se existe uma checagem sobre o assunto”, explica Tai Nalon, diretora executiva e cofundadora da Aos Fatos, em conversa com Mobile Time. O número da Fátima no WhatsApp é +55 21 99747-2441.

Aos Fatos

Menu inicial da Fátima Bot no WhatsApp

Suspensão no Twitter

No Twitter, a proposta da Fátima é diferente. Ela vasculha a rede de microblogs à procura de tweets que estejam espalhando fake news. A verificação é feita cruzando o link contido no tweet com aqueles de notícias falsas já checadas pela Aos Fatos. Então, a robô publica um comentário no post do usuário, alertando que se trata de fake news e encaminhando o link para a checagem feita pela agência. São os redatores da Aos Fatos que criam as mensagens a serem enviadas de forma automatizada por Fátima. Um algoritmo seleciona os perfis que receberão os alertas: é dada preferência àqueles usuários com maior base de seguidores e com contas verificadas. A atuação da Fátima é limitada a uma mensagem por hora. Desde quando foi lançada no Twitter, publicou 5.065 tweets desmentindo mais de 500 notícias falsas.

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Exemplo de atuação da Fátima Bot no Twitter alertando usuários que espalharam fake news

No começo deste mês, o Twitter decidiu suspender a operação da robô, alegando que ela fere seus temos de serviço. Questionado por Mobile Time, o Twitter enviou a seguinte explicação: “O aplicativo usado para automatização da conta @fatimabot foi suspenso por violação às nossas regras de automaçãodevido à atividade de mencionar, responder ou comentar, de forma duplicada e não solicitada, conteúdos relacionados a contas que não estão interagindo diretamente com o perfil – o app permite, por exemplo, que diversos @s que não estão participando de uma conversa com a conta sejam citados repetidamente em comentários.”

Nalon critica a decisão da rede social: “A Fátima enviava de hora em hora um tweet para um perfil, seguindo parâmetros como relevância. A interação acontecia preferencialmente com personalidades públicas. Fazíamos isso para evitar que o comportamento dela configurasse spam. O Twitter não tem uma política transparente sobre o que classifica como bot e o que é um comportamento de spam. A Fátima se apresenta como robô e é explícito que se trata de um trabalho da Aos Fatos, uma agência com expediente, com financiamento que não é anônimo, e que segue outras regras de transparência que nada têm a ver com spam”. A executiva lamenta que o Twitter não tenha compreendido a importância positiva do bot para a plataforma. 

A agência Aos Fatos foi criada em 2015 e conta com uma equipe multidisciplinar composta por 21 colaboradores, incluindo jornalistas, desenvolvedores, cientistas de dados, designers, linguistas etc

O case da Fátima Bot e seu combate a fake news será apresentado por Tai Nalon no Super Bots Experience 2021, evento organizado por Mobile Time na semana que vem, entre os dias 24 e 27 de agosto. Para mais informações, acesse www.botsexperience.com.br ou fale com a equipe de eventos do Mobile Time: [email protected] / 11-96619-5888 / 11-3138-4619 (WhatsApp).