Fátima Bot, a robô checadora de fatos da agência Aos Fatos

A mentira corre mais que a verdade. Mas graças a agências de checagem de fatos, essa diferença está menor. E a tecnologia pode ser uma aliada da verdade nessa corrida, através do uso de chatbots que ajudam a desmentir fake news. A agência Aos Fatos experimenta robôs de conversação desde 2018, quando lançou um para o Facebook Messenger. Depois vieram versões para o Twitter e para o WhatsApp. Esta última, a mais popular das três, nasceu em meados de 2020 e nos últimos 12 meses atendeu a 10,4 mil pessoas e enviou 111 mil mensagens, sendo 52 mil checagens.

A robô da Aos Fatos se chama Fátima Bot. Em cada uma das redes sociais ela exerce um papel diferente. No Messenger, dá dicas sobre como checar uma informação. Foi a primeira experiência da agência com essa tecnologia e serviu de beta para os outros canais.

No WhatsApp, Fátima permite que o usuário busque checagens por palavra-chave ou acompanhe as mais recentes produzidas pela agência. “Temos uma lista de transmissão com mais de 10 mil usuários. E não damos conta da quantidade de mensagens que recebemos com consultas de leitores. A automatização veio para suprir uma demanda mais imediata de algumas pessoas para saber se determinada informação é verdadeira e se existe uma checagem sobre o assunto”, explica Tai Nalon, diretora executiva e cofundadora da Aos Fatos, em conversa com Mobile Time. O número da Fátima no WhatsApp é +55 21 99747-2441.

Aos Fatos

Menu inicial da Fátima Bot no WhatsApp

Suspensão no Twitter

No Twitter, a proposta da Fátima é diferente. Ela vasculha a rede de microblogs à procura de tweets que estejam espalhando fake news. A verificação é feita cruzando o link contido no tweet com aqueles de notícias falsas já checadas pela Aos Fatos. Então, a robô publica um comentário no post do usuário, alertando que se trata de fake news e encaminhando o link para a checagem feita pela agência. São os redatores da Aos Fatos que criam as mensagens a serem enviadas de forma automatizada por Fátima. Um algoritmo seleciona os perfis que receberão os alertas: é dada preferência àqueles usuários com maior base de seguidores e com contas verificadas. A atuação da Fátima é limitada a uma mensagem por hora. Desde quando foi lançada no Twitter, publicou 5.065 tweets desmentindo mais de 500 notícias falsas.

Exemplo de atuação da Fátima Bot no Twitter alertando usuários que espalharam fake news

No começo deste mês, o Twitter decidiu suspender a operação da robô, alegando que ela fere seus temos de serviço. Questionado por Mobile Time, o Twitter enviou a seguinte explicação: “O aplicativo usado para automatização da conta @fatimabot foi suspenso por violação às nossas regras de automaçãodevido à atividade de mencionar, responder ou comentar, de forma duplicada e não solicitada, conteúdos relacionados a contas que não estão interagindo diretamente com o perfil – o app permite, por exemplo, que diversos @s que não estão participando de uma conversa com a conta sejam citados repetidamente em comentários.”

Nalon critica a decisão da rede social: “A Fátima enviava de hora em hora um tweet para um perfil, seguindo parâmetros como relevância. A interação acontecia preferencialmente com personalidades públicas. Fazíamos isso para evitar que o comportamento dela configurasse spam. O Twitter não tem uma política transparente sobre o que classifica como bot e o que é um comportamento de spam. A Fátima se apresenta como robô e é explícito que se trata de um trabalho da Aos Fatos, uma agência com expediente, com financiamento que não é anônimo, e que segue outras regras de transparência que nada têm a ver com spam”. A executiva lamenta que o Twitter não tenha compreendido a importância positiva do bot para a plataforma. 

A agência Aos Fatos foi criada em 2015 e conta com uma equipe multidisciplinar composta por 21 colaboradores, incluindo jornalistas, desenvolvedores, cientistas de dados, designers, linguistas etc

O case da Fátima Bot e seu combate a fake news será apresentado por Tai Nalon no Super Bots Experience 2021, evento organizado por Mobile Time na semana que vem, entre os dias 24 e 27 de agosto. Para mais informações, acesse www.botsexperience.com.br ou fale com a equipe de eventos do Mobile Time: [email protected] / 11-96619-5888 / 11-3138-4619 (WhatsApp).