Em um esforço para combater a desinformação acerca do novo coronavírus, o Facebook (Android, iOS) avisará aos usuários se eles tiverem contato com conteúdo ruim ou danoso sobre a doença, como notícias falsas. De acordo com anúncio feito nesta quinta-feira, 16, a ideia é apoiar a Organização Mundial da Saúde (OMS) e agências de saúde em todo planeta que estão no front de combate contra a Covid-19.

Agora, o usuário da rede social receberá uma mensagem em seu feed de notícias se curtiu, compartilhou ou publicou comentário de um conteúdo falso ou enganador sobre o novo coronavírus. Ao clicar nessa mensagem, o internauta será direcionado para o site da OMS que esclarece dúvidas da Covid-19.

Batizado de Myth Busters (Caçadores de Mitos, na tradução para o português, como o programa de TV do Discovery), a página da OMS apresenta dados abalizados e fidedignos como: 5G não espalha e não tem nenhuma relação com o coronavírus.

Mensagem da OMS (em inglês) sobre o fato de que o 5G ou qualquer onda de rádio e rede celular não espalham coronavírus

“Nós queremos conectar pessoas que interagiram com desinformação danosa sobre o vírus (e informá-las) com a verdade de fontes competentes, caso tenham contato ou escutem essas alegações fora do Facebook”, explicou a companhia em nota à imprensa. “As pessoas (que interagiram com essas notícias falsas) receberão esses alertas nas próximas semanas”.

Fact-check

Outra novidade do Facebook é a seção ‘Conheça os Fatos’ ou ‘Get the Facts’ em inglês. Nela, a rede social terá uma central de informações sobre a doença, como artigos de verificação de fatos (fact-checking, em inglês) de veículos noticiosos com curadoria do Facebook. Inicialmente, a medida de fact-cheking chega apenas aos Estados Unidos.