A Logicalis antecipou a Mobile Time nesta terça-feira, 16, sua pesquisa sobre o mercado de Internet das Coisas (IoT) no Brasil. Entre os principais achados da pesquisa sobre o atual cenário do IoT no País, a análise descobriu que 59% das companhias brasileiras estão em seus investimentos iniciais no segmento; 22% afirmam que investiram mais que em 2017; 17% dizem que o montante foi igual ao ano passado; e 2% dizem que é menor.

Em sua terceira edição, a companhia ampliou o estudo para ter uma visão da IoT na América Latina, ao acrescentar entrevistas com executivos argentinos, chilenos, colombianos e mexicanos. Feito em parceria com a Stratica, foram ouvidos 272 executivos latino-americanos de grandes empresas entre agosto e setembro deste ano, sendo 142 brasileiros.

A análise conta ainda com 12 entrevistas em profundidade.

Brasil

Quando questionados sobre a importância do IoT para seus negócios, 81% dos executivos acreditam que a Internet das Coisas será fundamental nos próximos três a cinco anos.

Entre os entrevistados, 40% consideram alta ou muito alta a importância da IoT em suas empresas. Contudo, em outra questão, apenas 17% dizem que já adotaram a IoT, 15% estão em desenvolvimento, 23% esperam adotar em até 1 ano, mas a grande maioria, 45%, não adotaram e não têm plano a curto para soluções em IoT.

Como um dos exemplos de dificuldades que os executivos apontaram estão inteligência artificial, com 91% considerando suas equipes pouco ou sequer preparadas; desenvolvimento de aplicações, com 86%; e segurança para IoT, com 78%.

América Latina

Considerando a somatória de dados dos quatro países, o estudo revela que 68% dos projetos de IoT estão sendo geridos e implementados pela área de TI das empresas. Além disso, 50% já adotou, está em processo, ou planeja adotar IoT nos próximos 12 meses. Ou outros 50% não têm planos ainda. Como atuais desafios, 26% dos gestores apontaram financiamento. Em seguida aparecem cultura organizacional com 12% e falta de conhecimento, com 9%.

“Nós percebemos que Internet das Coisas é um tema que cresce entre os empresários latino-americanos”, afirma Yassuke Takano, diretor de consultoria da Logicalis. “Mais da metade deles quer trabalhar com IoT. Mas eles encontram dificuldades de orçamento, de conceituar e de equipes com conhecimento”.

Entre os pontos que buscam resolver com soluções de IoT, os ouvintes citam experiência do consumidor (17%), operação (16%) e produção (12%). Takano credita isso à mudança que a IoT começa a ter, com diferenciação entre a Internet das Coisas para indústria (automação) e para o comércio (serviços).