A Claro tem como tradição ser pioneira na implementação de novos padrões de telefonia celular no Brasil. Foi a primeira a lançar uma rede 3G também a primeira no 4G. Ao ser perguntado se a companhia manterá a tradição e sairá na frente no 5G, seu CEO, Paulo Cesar Teixeira, respondeu: “seguramente”. O executivo conversou com a imprensa nesta terça-feira, 16, na Futurecom, em São Paulo.

Para viabilizar isso, a Claro está investindo na modernização da sua rede. Até o final do ano, 80% dos seus sites já estarão operando no padrão 4,5G. Além disso, a operadora vai concluir em 2019 a virtualização da sua rede por meio de 12 data centers (quatro nacionais e oito regionais). Os elementos do core da rede serão os primeiros a serem virtualizados. “Teremos, no fim de 2019, uma rede pronta para o 5G com tudo o que essa tecnologia promete”, disse Teixeira.

Testes

Na Futurecom, a Claro apresenta duas demonstrações com 5G. Uma consiste na transmissão de vídeo 8K em uma rede 5G com 100 MHz na faixa de 3,5 GHz. A outra é uma aplicação de realidade virtual em uma rede 5G com 700 MHz na faixa de 28 GHz, alcançando velocidade de 27 Gbps.