O TikTok (Android, iOS) começa uma entrada tímida nas campanhas para prefeitura de São Paulo. De acordo com levantamento feito por Mobile Time nas redes sociais e sites oficiais dos candidatos, ao menos quatro dos 14 postulantes estão com perfis ativos no app de vídeos curtos. Entre os candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro, nenhum tinha perfil no app de vídeo até a publicação desta reportagem. A vasta maioria dos candidatos da capital fluminense e de São Paulo ainda preferem redes mais tradicionais, como Facebook, Instagram e Twitter.

De acordo com a ordem das últimas pesquisas de intenção de voto do Datafolha e Ibope, os candidatos em São Paulo com perfil no TikTok são: Guilherme Boulos (Psol), Jilmar Tatto (PT), Arthur do Val – Mamãe Falei (Patriotas) e Joice Hasselmann (PSL). Ou seja, há uma polarização e disputa de espaço pelos candidatos no aplicativo que foi o mais baixado do mundo em agosto.

No perfil de Boulos, há imagens de corpo a corpo com correligionários, trechos de entrevistas, tons engraçados com memes (café com bolo), além de trechos da campanha de TV e compartilhamento de conteúdo de influenciadores digitais, como Felipe Neto.

Por sua vez, Jilmar Tatto coloca trechos de sua campanha política, bastidores com erros de gravação, republicações de usuários a seu favor, apoio de vereadores do PT, trechos do debate da Band – o único realizado até aqui –, jingles de campanha e imagens do candidato com camisas de times tradicionais de São Paulo (Juventus e Corinthians).

A candidata Joice Hasselmann usa o TikTok para publicar vídeos com jingles, bastidores da campanha, corpo a corpo com eleitores e memes. Mas sua frequência de postagens na rede é menor que a dos demais candidatos.

Arthur do Val também utiliza o TikTok. No app de vídeo, o candidato do Patriotas mostra trecho do debate, memes, fragmentos de entrevista, jingle de campanha, imagens de carreatas, de corpo a corpo com eleitores, momentos do debate e bastidores de campanhas.

Outras plataformas

Do uso de outras redes, nota-se que o candidato à prefeitura do Rio de Janeiro pelo partido Novo, Fred Luz, é o único da cidade com página no LinkedIn. Na rede corporativa, Luz se apresenta como candidato do Novo, do grupo RenovaBR e como ex-diretor geral do Flamengo. Mas a página tem apenas uma publicação de oito meses atrás. De São Paulo, Andrea Matarazzo (PSD-SP), colocou o seu perfil profissional do LinkedIn no qual se apresenta como presidente da Matarazzo Holding e ex-vereador de São Paulo.

Outra nota de destaque é para os chatbots no Messenger dos candidatos à prefeitura de São Paulo Márcio França (PSB-SP) e Bruno Covas (PSDB-SP). O ex-governador colocou um chatbot no Facebook Messenger que pede informações sobre localidade para enviar as propostas destinadas à região do eleitor. E no bot do atual prefeito, os cards apresentam propostas de campanhas e as ações que sua gestão fez na cidade.