O juiz federal da Corte Distrital de Columbia nos Estados Unidos, Carl J. Nichols, ordenou uma audiência para a manhã do próximo domingo, 27, para bater o martelo se o governo norte-americano seguirá ou não com a proibição de novas transações e downloads do TikTok (Android, iOS). De acordo com a Bloomberg, a sessão acontecerá devido à liminar da empresa chinesa para pausar a ordem executiva do Presidente Donald Trump e do secretário de Comércio, Wilbur Ross, que entra em vigor no domingo.

À Justiça, o TikTok afirma que o bloqueio do app coloca em risco a venda de parte de sua operação para Oracle e Walmart. Por sua vez, o governo norte-americano sinalizou que não deve frear a ordem de Trump. Nesta sexta-feira, 25, o Departamento de Justiça entrou com um pedido de ‘oposição declarada’ contra o pedido de liminar do TikTok nesta tarde.

Vale lembrar, além de TikTok o WeChat também será proibido de ter transações e ser baixado nas lojas de aplicativos norte-americanas.

Entenda

No dia 6 de agosto, Trump assinou duas ordens executivas contra empresas chinesas. A primeira ação bania transações nos EUA da ByteDance, controladora do TikTok. A outra ordem determinava o mesmo contra o WeChat, da Tencent.

Em resposta, no dia 24 de agosto, o TikTok entrou com um processo contra Trump, o Departamento de Comércio e sua ordem executiva. A empresa alega que a ordem presidencial viola as proteções do devido processo administrativo, excede o escopo das regras de sanções e não oferece evidências para suas alegações de que o aplicativo represente uma ameaça à segurança nacional.

Como resultado desgastante do processo, o CEO do TikTok, Kevin Mayer, pediu demissão no final de agosto. Em setembro, sem força e perto de ser banida, a controladora do app entrou em conversas para vender parte de sua operação. A Microsoft, que iniciou as conversas para comprar o app, não teve sua proposta aceita. Em seu lugar, o TikTok escolheu a oferta da Oracle com o Walmart que ficarão com 20% do app. De taxa, o Tesouro dos EUA receberá US$ 5 bilhões pela operação.

As negociações entre ByteDance e Oracle/Walmart começaram no dia 14 de setembro e terminaram uma semana depois. Nesse meio tempo, o governo norte-americano tratou de acelerar as tratativas. Sob o comando de Trump, o secretário de Comércio, Wilbur Ross, assinou uma ordem executiva no dia 18 de setembro proibindo TikTok e WeChat de serem baixados em lojas de aplicativos dos EUA. A proibição entraria em vigor no último domingo, 20, mas como as conversas de compra estavam avançadas, Ross adiou o bloqueio para o próximo dia 27 de setembro.

Importante dizer, o TikTok foi o app mais baixado do mundo em agosto e ficou à frente dos aplicativos da norte-americana Facebook.