A Oracle confirmou nesta segunda-feira, 14, que está em negociações para comprar o TikTok (Android, iOS). De acordo com nota enviada à imprensa, a companhia será a provedora de tecnologia da plataforma. A proposta foi apresentada durante 0 último final de semana.

O movimento foi informado pelo secretário de tesouro do EUA, Steve Mnuchin, em entrevista ao programa Squawk da CNBC. Até então, a companhia não havia confirmado que estava engajada em conversas com executivos do aplicativo de vídeos. A aprovação da venda depende agora do governo dos Estados Unidos, que ameaçou banir o app do país em novembro.

Vale lembrar, o CEO da Oracle, Larry Ellison, realizou recentemente um evento de arrecadação de fundos para a campanha de reeleição de Donald Trump. E o presidente, por sua vez, tomou fortes ações executivas contra o aplicativo da ByteDance.

Não é a primeira vez que o atual governo norte-americano dá parecer favorável à Oracle. Em fevereiro, o Departamento da Justiça acatou o processo que acusava o Google de usar 11,5 mil linhas de código Java para desenvolver o Android.

Microsoft

O avanço das conversas da Oracle com a plataforma chinesa aconteceu após o fracasso das negociações com a Microsoft. A proposta de compra da operação norte-americana do TikTok pela empresa comandada por Satya Nadella foi negada por sua controladora, a ByteDance, no último domingo, 13. Em nota publicada no seu site, a Microsoft disse que a oferta era boa para todas as partes: usuários, interesses de segurança nacional (governo dos EUA) e empresa.

Entenda

No dia 6 de agosto, Trump assinou duas ordens executivas contra empresas chinesas. A primeira ação bania transações nos EUA da ByteDance, controladora do TikTok. A outra ordem determinava o mesmo contra o WeChat, da Tencent. Segundo o site The Verge, um grupo de usuários do WeChat teria processado o governo Trump.

A Casa Branca não detalhou o que sua proibição implicaria. Disse que proibia todas as transações com ByteDance, mas não especificou o que uma “transação” significava. A regra inicialmente deveria entrar em vigor em meados de setembro, mas Trump a estendeu, dando à ByteDance até 12 de novembro para vender o TikTok.

Em resposta na última segunda-feira, 24, o TikTok entrou com um processo contra Trump, o Departamento de Comércio e sua ordem executiva. A empresa alega que a ordem presidencial viola as proteções do devido processo administrativo, excede o escopo das regras de sanções e não oferece evidências para suas alegações de que o aplicativo represente uma ameaça à segurança nacional.

Como resultado do processo desgastante, o CEO do TikTok, Kevin Mayer, pediu demissão no final de agosto.

Importante dizer, o TikTok foi o app mais baixado do mundo em agosto e ficou à frente dos aplicativos da norte-americana Facebook.