Os estádios Ligga Arena e Ilha do Retiro, dos clubes Athletico Paranaense e Sport, respectivamente, serão os próximos a contar com entrada por reconhecimento facial em solução fornecida pela ElevenTickets Imply. Em vez de apresentar ingresso impresso ou QR code no celular, os espectadores entrarão nos jogos com biometria facial: as catracas serão equipadas com um validador facial e conectadas ao software que armazena as imagens dos rostos previamente coletadas no ato da compra. Os estádios do Vasco da Gama, do Goiás e do Atlético Mineiro já utilizam a mesma solução.

Segundo o executivo comercial da Eleven Tickets Imply, Alessandro Estrada, em resposta enviada a Mobile Time, as vantagens da biometria facial nos estádios são a segurança no controle de acesso; a agilidade na entrada; a dispensa de carregar o ingresso físico; e o fato de não precisar encostar em nada. 

O rosto do espectador é captado no ato da compra, seja pela câmera do seu próprio smartphone ou laptop, ou por uma câmera na bilheteria física. A identidade é validada com fontes externas, como o Serpro.

Na entrada do estádio, a autenticação por biometria facial é acompanhada por uma verificação de liveness, para evitar fraudes com fotos ou vídeos. A solução fica armazenada na borda da rede (edge computing), para acelerar o processamento. 

A solução é customizada para cada clube, de acordo com as suas necessidades, informa Estrada. É possível integrá-la aos programas de sócio-torcedor, por exemplo. 

“Esta é uma tecnologia que pode ser utilizada para os mais diferentes tipos de locais: não só eventos, como também empresas e condomínios residenciais”, acrescenta o executivo.

Mobi-ID

O diretor de tecnologia e inovação da Imply, Fabiano Horn, fará uma palestra sobre o uso de biometria facial no acesso a estádios como parte da programação do 6º Mobi-ID, dia 7 de novembro, no WTC, em São Paulo. O evento é organizado por Mobile Time. A agenda atualizada e mais informações estão disponíveis em www.mobi-id.com.br.

Imagem no alto: biometria facial implementada na entrada do estádio do Goiás (Crédito: Divulgação)