O Tesouro Nacional anunciou as operações do PagTesouro, uma plataforma digital em que é possível realizar pagamentos às entidades federais. O cidadão poderá pagar serviços como importação de produtos, certificação, registro de patentes, emissão de passaporte, além das multas eleitorais, de trânsito, ambientais e inscrições de cursos e concursos. A regulamentação foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira, 16. Vale lembrar que, em fevereiro, Mobile Time anunciou a plataforma e, em abril, o Tesouro Nacional começou a credenciar instituições financeiras que oferecerão o pagamento de GRUs via pagamentos instantâneos.

A ideia do PagTesouro é substituir a tradicional Guia de Recolhimento da União (GRU) por um sistema eletrônico e instantâneo. Segundo a Agência Brasil, além de reduzir a burocracia, o sistema permitirá a compensação instantânea dos pagamentos. Atualmente, o processamento dos boletos da GRU demora dois dias, período no qual o cliente precisa esperar a conclusão do serviço.

O PagTesouro foi desenvolvido pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em parceria com o Banco do Brasil (BB) e a Anvisa. A plataforma disponibiliza o Pix como forma de pagamento das taxas, contribuições e demais serviços públicos.