TikTok

O TikTok (Android, iOS) mudará o algoritmo de recomendação de vídeos. A alteração foi anunciada nesta quinta-feira, 16, e ocorre para evitar padrões de repetição no feed de vídeos, mas também para que não apareçam na tela do usuário gravações que não sejam do seu gosto ou que sejam ofensivas.

“A nossa comunidade diz adorar encontrar criadores (de vídeos) que não conheceriam. Seguiriam ou aprenderiam sobre um tema novo, se não fosse pelas recomendações (…). Contudo, alguns tipos de vídeos podem reforçar inadvertidamente uma experiência pessoal para alguns dos usuários. Isso é como alguém que acabou de terminar um relacionamento ver um vídeo do fim de uma relação”, escreveu a companhia em seu blog.

A partir da mudança, o app terá uma opção de escolha de temas que os usuários poderão evitar, ou seja, tópicos que uma pessoa não queira ver. Entre esses conteúdos estão solidão e dieta extrema. Em breve, o usuário poderá digitar termos ou hashtags de temas que não deseja ver.

Outra opção já existente é o botão “não interessado” para que o usuário evite vídeos que não lhe interessem. Contudo, essa opção é aleatória, como checou Mobile Time ao utilizar o app na tarde desta quinta-feira. Além disso, o algoritmo do TikTok foi corrigido para não repetir duas sugestões de vídeo da mesma conta em sequência.