Com quase vinte anos de atividade, a empresa de gestão de negócios Nexxera vem investindo em soluções de mobilidade como forma de ampliar sua base de clientes, e agora disponibiliza aplicativos móveis de gerenciamento financeiro para pessoas físicas.

A empresa investe R$ 10 milhões por ano em P&D e, dentro desse universo, 10% somente em tecnologias de mobilidade. Em 2012, isso resultará em mais de R$ 1 milhão investidos no segmento.

A Nexxera foi uma das primeiras empresas a investir em plataformas que permitem a tomada de decisões gerenciais via mobilidade, como processos de compra e venda e de pagamentos. Todas as empresas que utilizam os serviços da Nexxera têm acesso à plataforma móvel da empresa. A novidade é o anúncio do lançamento de uma versão móvel do aplicativo Yupee, organizador de finanças voltado a pessoas físicas que permite, além do gerenciamento financeiro, o recebimento e pagamento de boletos bancários e agora está disponível para smartphones e tablets com sistema operacional Android.

O sistema, totalmente gratuito, permite o registro e a atualização de gastos e recebimentos do usuário na hora, pelo smartphone. O Yupee oferece recursos para a organização de todos os dados financeiros, a inserção de compromissos em uma agenda e o pagamento de boletos de cobranças independente do banco ou do serviço.

Para ampliar sua base de atuação, a Nexxera vem investindo em segurança e tecnologia. Estão em utilização dois data centers, e um terceiro está sendo implementado. A empresa trabalha com uma plataforma de segurança própria, e todos os dados circulam criptografados. Em relação ao conteúdo movimentado por pesssoas físicas, a segurança é garantida por um sistema pelo qual os clientes têm acesso apenas à imagem do conteúdo, ficando o conteúdo real armazenado nos data centers da empresa, a salvo de qualquer adulteração.

Em termos de modelo de negócios, os aplicativos móveis, que tradicionalmente eram vistos como uma complementação dos serviços prestados a empresas, agora, com o lançamento da versão móvel do Yupee, tornam-se uma potencial fonte de receitas para a Nexxera. A ideia é proporcionar uma plataforma que funcione como uma espécie de extensão dos serviços bancários a pessoas físicas, com a empresa ganhando por transação realizada.

Entre os investimentos futuros da Nexxera, uma área que deve ganhar destaque no segundo semestre é a de supply chain, gestão da cadeia de fornecimento para empresas. A ideia é prover soluções móveis para que as empresas tenham recursos à mão para autorizar processos de gerenciamento de estoque e compras programadas. Outra área para a qual vêm sendo desenvolvidos aplicativos é a de plataformas móveis para deficientes e visuais e auditivos.