A Nexxera e a 4Mooney uniram-se em uma joint venture para atender bancos, fornecedores, adquirentes e empresas. Batizada como Ianexx, a JV oferecerá ao mercado uma solução de jornada de meios de pagamentos digitais para atuar na recuperação de dívida, ativação de cartão, entre outros serviços, por meio da inteligência artificial ampliada 4Mooney. A nova companhia já está em atividade – com testes avançados com o BTG Pactual, Banco Pan, CredSystem – e deverá entrar oficialmente em operação a partir do segundo semestre.

A IA ampliada da 4Mooney é capaz de discernir potenciais clientes dispostos a honrar com os pagamentos e aqueles que estão em dificuldade. Assim, ela investe naqueles com maior chance de retorno e proporciona uma experiência positiva ao usuário final. E tudo isso de uma maneira delicada, de modo a não espantar o cliente.

Já a Nexxera, empresa que fornece serviços e produtos para transações financeiras, oferece à Ianexx seu portfólio de clientes. A empresa, que está no mercado há 30 anos, nascida na era pré-Internet, possui mais de 1,2 milhão de clientes ativos e registrou faturamento de R$ 200 milhões em 2023, um incremento de 85,2% na comparação com 2022, quando chegou a R$ 108 milhões.

“A decisão de fazer uma JV veio da necessidade de suprir uma demanda que atendesse especificamente bancos para recuperação financeira e a jornada de pagamento – desde a captação do cliente, ampliação de produtos, serviços bancários, recuperação de dívidas, ativação de clientes e o uso de cartões. A 4Mooney entra com a tecnologia, sua inteligência artificial ampliada, humanizada que busca ser empática com as pessoas, mas também outros produtos e serviços desenvolvidos para a jornada bancária. E a Nexxera oferece ambiente homologado dos bancos, credibilidade no mercado. É uma simbiose”, resume Gabriel Jório, CEO e cofundador da 4Mooney.

Bancos, multinacionais, varejistas e demais empresas usam a Nexxera como um banco, para realizar diferentes transações, como emissão da nota, duplicata e liquidação do pagamento. “Nós somos os bancos dos bancos”, resume Edson Silva, presidente do Grupo Nexxees, dona da Nexxera.

“Temos contratos com a Vale e agora vamos fazer a operação entre Vale e fornecedores da América Latina, Europa e Estados Unidos. Essa infraestrutura pode atender qualquer empresa”, explica Silva. A Nexxera também tem a Natura como cliente e faz sua operação internacional.

Silva explica que a Nexxera tem a expertise para entender os gaps e as dores desse universo bancário. Um deles é a inadimplência e atrasos de pagamento. Assuntos que a 4Mooney tem habilidade para fazer com sua IA ampliada. Daí a JV. “Precisávamos de uma solução cognitiva, mais amigável e mais próxima. Para pensar renda, perfil e falar de forma franca, com um linguajar que a pessoa entenda. Não adianta impor regras”, conta.

Outro ponto importante onde a Ianexx vai atuar é no estímulo à ativação de cartão de crédito.

“Conhecemos a 4Mooney há quatro anos, mas viemos estudando como construir essa plataforma, entender os problemas para montar a joint-venture. No segundo semestre queremos ir para a rua e conquistar mais clientes e negócios. Temos um pipeline”, explica.

Em um dos testes realizados, a tecnologia da Ianexx chegou a mais de 80% de ativação de cartões de crédito da Trimais Cartões. De acordo com Jório, a média de mercado de ativação dos cartões emitidos está entre 25% e 32%.

Vale dizer ainda que, inicialmente, a Ianexx focará nas grandes empresas, com alto volume de demanda, mas a JV pretende também atuar nas menores.

Imagem criada por Mobile Time a partir de inteligência artificial generativa.