Uma nova ameaça pode atingir usuários de Android via SMS, MMS ou instalação de app: o Mazar BOT. A empresa de segurança digital Heimdal descobriu o problema que permite acesso remoto ao smartphone do usuáruo. Entre as funções que o atacante poderá fazer com o celular estão: enviar, escrever e ler mensagens SMS; acessar a Internet do celular; alterar e acessar funções no navegador Google Chrome; e até fazer ligações.

O novo formato de ataque digital aparece por meio de SMS e MMS e pede para ver o conteúdo da mensagem através de um link. Ao clicar, o usuário dá o acesso de seu smartphone ao hacker. No entanto, a empresa que descobriu o malware alerta para o acesso dos atacantes às funcionalidades do Android. Com isso, os criminosos digitais podem usar o celular para fazer ataques aos serviços baseados na Web.

Heimdal não conseguiu descobrir a extensão geográfica dos ataques. Mas o código do Mazar não atinge usuários russos. A companhia de segurança da Dinamarca acredita ainda que a quantidade de ataques com o novo malware deve aumentar nos próximos meses, pois ele está sendo vendido na Deep Web (conhecida como Tor ou Web Oculta).