O faturamento da Lenovo excluindo PCs atingiu os 41% do total de ganhos do grupo no quarto trimestre de 2022, um incremento de 9 pontos percentuais na comparação ano a ano. Em termos financeiros, essa fatia é equivalente a US$ 6 bilhões dos US$ 15 bilhões obtidos no quarto trimestre de 2022.

De acordo com o resultado financeiro divulgado nesta sexta-feira, 17, um dos destaques é o fato de que o negócio de smartphones lucra há 11 trimestres consecutivos e o dos tablets já representa 33% da receita em dispositivos móveis e inteligentes (novamente, sem contar os computadores).

Outro ponto positivo é o aumento de mais que o dobro (156%) nas vendas de equipamentos como servidores, storage, softwares e AI Edge na divisão de infraestrutura da empresa.

Resultados e dose de realidade

Embora tenham crescido em dispositivos móveis e em infraestrutura, a Lenovo registrou queda em todos os indicativos financeiros por recuo nas vendas de PCs. De acordo com o CEO da companhia, Yuanqing Yang, a empresa segue líder no mercado de computadores e a redução nas vendas foi menor que no resto do mercado.

Dito isso, a receita de vendas caiu 24% no quarto trimestre de 2022, de US$ 20 bilhões para US$ 15 bilhões, na comparação ano a ano. Por sua vez, o lucro líquido caiu 20% comparado com o quarto trimestre de 2021, de US$ 932 milhões para US$ 750 milhões. E o lucro líquido teve uma redução de 30%, chegando a US$ 482 milhões, ante US$ 682 milhões de um ano antes.