O Snapchat (Android, iOS) lança um novo recurso de controle parental, que permite que responsáveis saibam com quem os jovens menores de idade estão conversando. Controles de Conteúdo, como é chamado na plataforma, permite que os adultos limitem o que as crianças podem ver na rede social. A plataforma possui 8 milhões de usuários ativos no Brasil.

Na prática, o recurso Controles de Conteúdo da Central da Família possibilita que os responsáveis filtrem Histórias (stories) ou vídeos no Holofote (spotlights) de editores ou criadores que possam ter sido identificados como sensíveis ou sugestivos. Para habilitar esta ferramenta, é necessário que pais ou responsáveis tenham a Central da Família configurada com a conta do jovem de quem são responsáveis.

SnapchatPara ativar o novo recurso é preciso:

  • clicar no canto superior à esquerda, no avatar;
  • entrar no Family Center, no menu Configurações;
  • selecionar o usuário para quem será enviado um convite para participar da Central da Família e;
  • uma vez que o convite for aceito, selecionar a opção Controles de Conteúdo para ativar o botão que limita o acesso a conteúdo sensível.

A plataforma também informou que pela primeira vez o Snapchat publica suas Diretrizes de Conteúdo para os membros da comunidade. É possível ver em Histórias (stories) ou Holofotes (spotlights). Elas determinam que tipo de conteúdo é proibido, o que é autorizado compartilhar publicamente, e o que pode ser rotulado como sensível e deverá ser restrito. As diretrizes também estarão disponíveis em português nas próximas semanas.

Até então, as Diretrizes de Conteúdo estavam disponíveis somente para parceiros de mídia e Snap Stars – figuras públicas ou criadores da plataforma.