Um grupo de legisladores do parlamento europeu que trabalha na regulação da inteligência artificial quer uma cúpula global para desenvolver uma regulação sobre IA. Onze congressistas pediram em carta assinada a criação de “princípios governantes” mundiais para a tecnologia, em resposta aos temores sobre o ritmo de seu desenvolvimento.

O pedido se direciona para que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, convoquem uma cúpula global, com o objetivo de criar “um conjunto preliminar de princípios governantes para o desenvolvimento, controle e implantação de inteligência artificial muito poderosa.”

A proposta é que a IA dos moldes do ChatGPT seja desenvolvida de maneira “centrada no ser humano, segura e confiável”.

Os signatários são membros de um grupo encarregado de elaborar a própria abordagem de regulamentação da UE, conhecida como AI Act.

O texto foi em parte uma resposta à carta do Future of Life Institute do mês passado e assinada por nomes como Elon Musk e Steve Wozniak, que sugeria uma moratória de seis meses sobre melhorias adicionais na IA. Atualmente, ela conta com mais de 26,22 mil assinantes.

Um dos signatários da carta é o eurodeputado Dragos Tudorache, que escreveu no Twitter: “A IA está se movendo muito rápido e precisamos nos mover também. A chamada do Future of Life Institute para interromper o desenvolvimento de uma IA muito poderosa por meio ano, embora desnecessariamente alarmista, é outro sinal de que precisamos focar uma atenção política séria nessa questão”.

Tudorache é um dos dois correlatores da Lei de IA da UE, ao lado do eurodeputado italiano Brando Benifei. Eles foram nomeados para liderar as negociações sobre a legislação no final de 2021.

Cripto

A União Europeia avança no debate de regulações sobre tecnologia e, nesta semana, os parlamentares votarão sobre a regulamentação de criptomoedas Markets in Crypto Assets (MiCA), parte de um pacote mais amplo de reformas digitais.