A TV Cultura (AndroidiOS) transmite a partir desta segunda-feira, 17, as edições ao vivo do Roda Viva pelo TikTok (AndroidiOS). Ou seja, além de rádio, TV, app próprio, YouTube, Twitter e UOL, o programa de TV tentará atrair o público da rede social baseada em vídeos, o app que mais ganhou participação na última pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box, de dezembro de 2020.

Em conversa por e-mail com Mobile Time, Danilo Rocha Cavalcanti, gerente de multimídias da TV estatal paulista, explicou que, em breve, o Jornal da Cultura também entrará na rede social para reforçar o seu conteúdo jornalístico: “O plano é expandir com outros programas, conforme nossa audiência cresce dentro dessa rede (TikTok)”, escreveu o executivo.

“Analisamos desde o início de 2020 como a TV Cultura poderia entrar em uma rede que na época era muito voltada para vídeos com dança. Fizemos alguns testes com conteúdos jornalísticos que deram um excelente resultado. Ficou claro que a TV Cultura tinha um público interessado em nosso conteúdo através dessa rede. Amadurecemos a estratégia com a equipe do TikTok possibilitando esse novo momento”, completou.

Cavalcanti explica que há sinergia entre a TV Cultura e o aplicativo de vídeos, uma vez que o público que assiste aos programas da TV pela Internet utiliza smartphone na sua maioria. Dito isso, a companhia mira levar suas marcas para os usuários dessas redes, como o Roda Viva, Jornal da Cultura, Linhas Cruzadas, #Provoca, entre outros.

“O plano da emissora é estar tem todas as telas, levando nosso conteúdo para onde o público estiver. Investimos em um novo transmissor para melhorar a qualidade do sinal da TV em São Paulo, ampliação de afiliadas pelo Brasil, mais transmissões pelos canais digitais, melhora da qualidade da transmissão no ao vivo do site, entre outras medidas que visam que o sinal da emissora reverbere mais longe e alcance brasileiros e interessados no nosso conteúdo, inclusive fora do Brasil”, disse.

A ideia é também trabalhar para o conteúdo da TV Cultura “alcançar mais públicos para podermos transformar essa nova audiência em receita”.

O primeiro programa pelo aplicativo de vídeo começa às 22h e terá como entrevistada Jurema Werneck, diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil. Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva terá em sua bancada de entrevistadores: Edu Carvalho, jornalista da Época, do UOL Ecoa e da Maré de Notícias; Tatiana Vasconcellos, apresentadora da rádio CBN; Semayat Oliveira, jornalista do projeto Nós, Mulheres da Periferia; Paula Miraglia, antropóloga e diretora geral do Nexo Jornal; e Jefferson Barbosa, jornalista da PerifaConnection.