Ricardo Bonzo

Ricardo Bonzo Filho, CEO do iCarros

[Atualizado às 13h30] O Check Up iCarros (Android, iOS), app de serviços do marketplace voltado para veículos iCarros, do Itaú, deve ganhar em breve soluções de contratação de seguros. A informação foi confirmada por Ricardo Bonzo Filho, CEO da empresa, para Mobile Time.

“Hoje já tem uma aba de seguros no app. Se você navegar no portal hoje, você tem a experiência de contratação do seguro online. Naturalmente, isso vai migrar para o app”, explicou Bonzo Filho, ao Mobile Time. “E (no futuro) ao cliente que fizer as revisões do carro pelo app, nós podemos dar um selo para conseguir descontos”.

Ainda sobre os seguros, o executivo explicou que a companhia testa a adesão ao formato de seguros pay per use ou pay per mile, quando o usuário paga o seguro por milha percorrida. De acordo com CEO, os testes são baseados no uso de telemetria via OBD (dispositivo que analisa a saúde do carro) ou através de tecnologia proprietária das montadoras; posteriormente, a tecnologia escolhida poderá ser pareada ao app do iCarros.

Aplicativo

Lançado neste ano, o app de serviços do iCarros atua como uma agenda e carteira digital para o motorista, de modo que o condutor faça a gestão apropriada de seu veículo. Entre suas funções estão: consulta de multas do veículo; visualização de pontos e vencimento na CNH; localização de postos de combustíveis; medição da quilometragem do veículo (via Bluetooth e acelerômetro do handset); contatos de oficinas parceiras e a possibilidade de se pedir orçamento para um conserto; além de cálculo do custo de uma viagem, inclusive com divisão de gastos.

“São alguns serviços práticos para o dia a dia. A pessoa consegue pedir e ativar a tag da Connect Car pelo app e, em breve, ela poderá pagar as multas pelo app com parcelamento. No caso de usuários de São Paulo, o aplicativo alerta sobre horários do rodízio. Ainda é possível cadastrar mais de um carro. É como se fosse uma wallet (carteira) de carros”, completou.

Vale lembrar, o iCarros (Android, iOS) ainda tem um app próprio de busca e simulação de crédito na compra de veículos, e outro aplicativo para gestão de estoque em concessionárias e lojas de carros, o iCarros Revenda (Android, iOS).

Covid-19 e digitalização

Bonzo Filho reconheceu que a crise do novo coronavírus trouxe impactos financeiros à sua operação. Por outro lado, a pandemia acelerou a adoção e criação de tecnologias. Neste cenário, a empresa usou o home office para aumentar a produtividade de seu time e lançar quatro produtos digitais. Além disso, está contratando desenvolvedores para digitalizar mais seus serviços, um caminho que está em ritmo acelerado.

Para o executivo, um exemplo de aceleração do digital é a melhoria na experiência de compra. Ele explicou que, embora não seja completamente mobile ou full digital, existe uma jornada digital de compras: “Você escolhe o carro e aplica o crédito online. Sobe o documento e assina o contrato em formato digital. O banco paga a loja e a revenda entrega o veículo em casa. O digital (na compra de carros) já existe, é só uma questão de escala”.

Com relação a Lei Ferrari (6.729/1979), o CEO da iCarros acredita que a regra não impede a digitalização do comércio de veículos. Sancionada em 1979 e atualizada em 1990, a norma regula o comércio de carros com concessionárias e vendedores físicos, mas atualmente não aborda o comércio digital. Para Bonzo Filho, a crise da Covid-19 mostra que há espaço para vendas no digital e no físico, via estoque de concessionárias e revendas multimarcas. “Estamos vendo melhoras de experiência. Conseguimos gerar valor digitalmente e fisicamente. Haverá clientes digitais, físicos e híbridos”, disse.