O Banco Central recebeu solicitações de 980 instituições financeiras para adesão ao PIX já no seu lançamento, marcado para novembro. Desse total, 120 pediram para serem participantes diretos, ou seja, terão uma conta de pagamento instantâneo dentro do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI). As demais 860 empresas solicitaram a participação indireta, o que significa que precisarão de um participante direto para representá-las. Os participantes indiretos não precisam gerenciar uma conta de pagamentos instantâneos no SPI: seus recursos ficam dentro da conta do seu representante.

Todas as instituições no Brasil com mais de 500 mil contas transacionais ativas são obrigadas a serem participantes diretos. De acordo com o Banco Central, nenhuma deixa deixou de se inscrever. Estão lá como participantes diretos os cinco maiores bancos brasileiros (Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itaú e Santander), vários bancos digitais (BS2, C6, Inter, Original e Nubank), carteiras digitais (Mercado Pago, PagSeguro, PayPal e PicPay) e também redes de adquirência, como Cielo, Rede, Stone e SumUp.

A maior parte dos indiretos, 620 para ser exato, são entes cooperativos filiados a bancos cooperativos e a confederações, federações e centrais de crédito cooperativas que, por sua vez, são participantes diretos do SPI.

A lista completa está disponível para consulta no site do Banco Central.

O próximo passo é realizar o processo de homologação dos interessados a tempo do lançamento do serviço em novembro.

Vale ressaltar que a participação direta ou indireta é indiferente para o consumidor final: tanto participantes diretos quanto indiretos poderão prover o PIX dentro de seus aplicativos móveis para os seus clientes sem qualquer distinção.