Desde que lançou em 2012 a primeira versão do seu aplicativo para iOS, a outlet virtual de moda Dafiti aprendeu muita coisa sobre mobilidade. Uma das lições é a de que um aplicativo móvel precisa ser leve, caso contrário encontrará dificuldades para ser baixado nas redes 3G brasileiras. "A primeira versão do app estava pesada demais e demorava para abrir. O feedback nas avaliações era de que estava lento. Conseguimos desde então reduzir em 60% o peso do app. A versão mais recente tem apenas 8 MB. As primeiras tinham mais de 20 MB", relata Malte Huffmann, sócio-fundador Dafiti.

O executivo fala com propriedade sobre mobilidade porque o tema se tornou prioridade dentro da Dafiti. "Mudamos a nossa maneira de pensar em design e usabilidade. Agora pensamos primeiro em mobile e depois em desktop, porque a importância do mobile vai crescer cada vez mais", explica Huffmann. Nos últimos meses a empresa lançou a primeira versão do seu app para Android e relançou aquela para iOS. Agora, os aplicativos funcionam tanto em smartphones quanto em tablets dos dois sistemas operacionais e foram desenvolvidos com base no mesmo código adotado no desktop, usando design responsivo.

Atualmente, cerca de 10% das visitas à outlet virtual acontecem através de dispositivos móveis, sendo metade via navegador e metade via app. A expectativa é de que essa participação suba para algo entre 15% e 20% ao longo dos próximos 12 meses, diz o executivo. Huffmann relata que os consumidores que usam o app são clientes mais fiéis, que compram mais vezes e retornam mais vezes. O tíquete médio e a taxa de recompra nos apps hoje é maior que no desktop. Em parte isso se explica pelo perfil do usuário móvel: além de mais fiel à marca, ele tem maior poder aquisitivo, pois até pouco tempo a Dafiti estava disponível apenas para iPhone.


A empresa conta com um time próprio de mobile marketing, encarregado de promover o download dos apps. A estratégia de divulgação abrange três frentes: 1) otimização dentro das lojas de aplicativos; 2) marketing digital, através de Facebook e links patrocinados; 3) parcerias com fabricantes. Como exemplo desta terceira frente, Huffmann cita a parceria com a Samsung, pela qual os consumidores que comprassem o Galaxy S5 e baixassem o app da Dafiti ganhavam descontos na outlet.

Forum Mobile+

O sócio-fundador da Dafiti será um dos palestrantes do painel "M-commerce: quando o celular vira um carrinho de compras", que acontecerá no dia 30 de setembro, no WTC, em São Paulo, durante o Forum Mobile+, evento organizado pela Converge Comunicações e promovido por MOBILE TIME. Para maiores informações, acesse o site do Forum Mobile+ ou ligue para 0800-77-15-028.