A Kaspersky lançou recentemente a solução para bloquear chamadas indesejadas e fraudulentas. Batizada de WhoCalls, a ferramenta tem um diferencial diante das concorrentes: ela faz a identificação de chamadas também no WhatsApp.

Em novembro de 2024, durante os primeiros testes, WhoCalls apresentou uma taxa de identificação de chamadas fraudulentas da ordem de 2,19%. Ou seja, a cada 100 chamadas totais e com diferentes propósitos, identificou 2,19 somente de ligações fraudulentas. No quinto mês de testes, a percepção do produto mudou e saltou para 10,12%. E, com o uso da ferramenta, a ideia é que melhore ainda mais.

“Este é o percentual de ligações recebidas que são identificadas como chamadas fraudulentas”, reforça Leonardo Castro, diretor de e-commerce da Kaspersky na América Latina.

No mesmo período, a identificação das ligações indesejadas, ou seja, spams, excluindo aí as fraudulentas, passou de 37,26% para 59,27%.

Para evoluir e aprimorar a detecção, WhoCalls se utiliza de inteligência artificial e feedbacks dos usuários para identificar, classificar e bloquear as chamadas. “À medida que as ligações inoportunas acontecem, ele vai melhorando essa identificação cada vez mais. Além da IA, a comunidade de usuários também identifica as ligações. As pessoas apontam e classificam o que é inapropriado, o que ajuda o algoritmo, e ele vai construindo este critério de avaliação de forma eficiente, fazendo o cruzamento de dados”, explica Castro.

A Kaspersky utiliza o modelo freemium em que a versão gratuita é capaz de identificar chamadas de golpistas, spam e fazer a identificação e definir o nome por categoria da organização que está ligando para a pessoa. A versão Premium (R$ 19,90) expande a proteção com funcionalidades como:

Identificação de chamadas do WhatsApp: identifica e bloqueia spam e chamadas indesejadas no app de mensageria, exibindo informações sobre o chamador (por exemplo, banco ou empresa de pesquisa de mercado).

Bloqueio de chamadas por categoria: Permite bloquear chamadas de categorias específicas de números indesejados.

Proteção de chamadas realizadas: Alerta o usuário antes de completar uma chamada para um número identificado como spam.

Modo off-line: Informa e alerta sobre chamadas suspeitas mesmo sem conexão com a internet, utilizando bancos de dados off-line armazenados no celular.

A versão Premium oferece ainda o bloqueio de chamadas vindas de países estrangeiros e a proteção contra phishing por SMS.

Equipe de técnicos Kaspersky atenta aos golpes

O executivo também aponta outro diferencial do WhoCalls: uma equipe atenta aos golpes e que tenta se adiantar aos criminosos. “A gente consegue identificar as últimas fraudes que estão acontecendo rapidamente e faz com que a Kaspersky fique na vanguarda da proteção”, resume Castro.

O produto está disponível no Brasil e em outros países da América Latina.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!