O Instagram (Android, iOS) apresentou duas soluções de compras na sua plataforma nesta segunda-feira, 17. O app hoje tem 90 milhões de contas que clicam em marcações (tags, em inglês) de consumo.

A primeira novidade é a expansão imediata para 46 países do Shopping Stories, uma solução que permite acessar mais informações e ser direcionado para comprar o produto no e-commerce do anunciante. Apresentada em junho, a solução é vista pela mídia social como uma forma de marcas contarem “uma história mais profunda sobre seus produtos”, uma vez que as mensagens efêmeras têm um terço dos seus 400 milhões de DAUs vendo publicações de empresas.

A outra função que chega à plataforma imagética é o Shopping in Explore (Compra em Explorar, em português). Neste caso, um canal de compras exclusivo foi adicionado à aba de exploração (busca) que permite oferecer produtos e serviços aos consumidores que seguem marcas.  De acordo com a companhia, a solução começa a chegar aos usuários nesta segunda, mas deve alcançar todos os usuários nas próximas semanas.