Signal

Stories no Signal. Imagem: reprodução/Signal

O app de mensageria Signal (Android, iOS) disponibiliza Stories em sua plataforma. A novidade está disponível para Android, iOS e em breve terá sua versão para desktop.

Os stories são uma das funcionalidades mais pedidas entre os usuários do app de mensageria em todo o mundo. E, na plataforma, a proposta é que as pessoas possam compartilhar com privacidade – já que os Stories são criptografados de ponta a ponta e só são mostrados àqueles que o usuário tiver selecionado – e sem anúncios.

É possível compartilhar atualizações de imagem, vídeo ou texto em Stories. E eles expiram automaticamente em 24 horas após o compartilhamento. E, se assim desejar, o usuário pode apagar antes do prazo.

No entanto, quem não quiser ver ou fazer Stories pode desativar a funcionalidade. Para isso, é preciso entrar em Configurações; Stories; Desativar Stories. Vale dizer que as pessoas que compartilham Stories não saberão quem optou por silenciar a ferramenta.

A ferramenta também permite a seleção de quem pode ver os Stores. Para isso, o usuário deve apertar em Configurações e, em seguida, Stories. Confira quem pode visualizar:

  • Todos da lista de contatos do telefone com Signal;
  • Qualquer contato com o qual o usuário já tenha conversado em particular no Signal (mesmo que não tenha sido adicionado como contato);
  • Qualquer pessoa cuja solicitação de mensagem o usuário tenha aceitado no Signal.

O usuário também pode bloquear os Stories para pessoas específicas.

É possível também controlar as confirmações de visualização dos Stories que o usuário vê e também decidir se quer saber quem visualizou seus Stories. A ativação e desativação das notificações estão no menu Configurações.

Também pode ser feito o compartilhamento de um story dentro de um grupo. Neste caso, os usuários do grupo podem visualizar o story, assim como os comentários e reações dos outros membros à publicação. O usuário pode visualizar os stories que outros membros compartilham no grupo, mesmo sem ter interagido com eles em conversas privadas.

Pesquisa

De acordo com a última pesquisa Panorama Mobile Time | Opinion Box de Mensageria no Brasil, o Signal está instalado em 12% dos smartphones no País, ao passo que o WhatsApp está em 99% da base de celulares e o Telegram em 65%. Em um ano de pesquisa, o Signal mantém-se estável com a mesma porcentagem (12%).

Com relação à frequência do uso do app, 17% dos usuários do Signal abrem o app todos os dias.

Para a pesquisa foram entrevistados 2.073 brasileiros com mais de 16 anos de idade que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica desse grupo. As entrevistas foram feitas on-line entre 13 e 27 de julho de 2022. Esta pesquisa tem validade estatística, com margem de erro de 2,1 pontos percentuais e grau de confiança de 95%.