A Ant Internacional, controladora do gateway AliPay+, recebeu nesta quarta-feira, 17, a chancela para ser uma instituição estrangeira parceira (FIP) do recém-criado gateway de pagamento intercontinental (CPG) sob orientação do Banco Popular da China e da Associação de Pagamentos e Compensação da China (PCAC).

Ou seja, os usuários de fora da China poderão fazer transações com seus celulares e sem dinheiro físico (cashless) por meio de leitura do código QR unificado e padronizado que está presente em 80 milhões de comerciantes locais.

Compartilhado em primeira mão para a América Latina com o Mobile Time, o movimento é importante para a Alipay+ fazer sua expansão internacional na região da Ásia-Pacífico, que teve US$ 9,8 trilhões em volume de transações em e-wallets em 2023. Dentro do CPG, o gateway da Ant permitirá o uso de QR Code unificado para pagamento transfronteiriço (cross-border, no original em inglês) de carteiras digitais parceiras.

Inicialmente, o Alipay+ permite que sete bancos internacionais e usuários de 12 países possam escanear e pagar compras na China Continental. Além disso, o gateway de pagamento da Ant Internacional tem parcerias com sistemas de QR Code de oito nações que estão em desenvolvimento. São elas:

  • SGQR, Singapura;
  • PayNet DuitNow, Malásia;
  • ZeroPay, Coreia do Sul;
  • Bakong, Camboja;
  • NHCL/FonePay, Nepal;
  • LankaPay, Sri Lanka;
  • QRIS, Indonésia;
  • HUMO, Uzbequistão.

Como um gateway unificado para mais de 30 carteiras digitais e esses oito ecossistemas de QR Code nacionais, o Alipay+ conecta globalmente 100 milhões de comércios a 1,8 bilhão de contas de usuários.

Importante dizer que apesar do Ant Internacional fazer parte do conglomerado chinês Ant Group, a companhia de serviços e produtos financeiros digitalizados fica baseada em Cingapura e tem presenças na Ásia, Europa, Oriente Médio e América Latina. Por isso, a chancela dentro do gateway de pagamento chinês é como FIP.

De acordo com o jornal South China Morning Post, a solução começou a ser testada em julho deste ano na China e teve 2 milhões de transações que acumularam 427 milhões de yuans (US$ 6o milhões, no câmbio atual) de operações. Também participa da iniciativa o gateway Weixin Pay, da Tencent.

Imagem principal: Exemplo de uso do QR Code em pagamento transfronteiriço na China Continental (divulgação: Ant Internacional)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!