A LuzIA, assistente de IA para WhatsApp, levantou US$ 10 milhões em rodada de investimento Série A. O objetivo do aporte é expandir o alcance da funcionalidade, que atualmente atende 16,1 milhões de pessoas ao redor do mundo, além de trabalhar com a melhoria da experiência do usuário. A rodada inclui investidores do Vale do Silício, Globo Ventures – empresa de investimentos do Grupo Globo – e uma personalidade do basquete mundial, Pau Gasol.

A ferramenta foi lançada globalmente em março deste ano e, em julho, a LuzIA chegou ao Brasil, alcançando quase 6 milhões de usuários brasileiros que procuram assistência para tarefas diárias, como responder perguntas, fazer transcrições de áudio, traduções e gerar imagens. Ainda no início de sua operação, a assistente, que utiliza o ChatGPT, já havia recebido um aporte de US$ 3 milhões, passando por uma rodada de investimentos na fase seed com os investidores Technisys, Sean Investiments LTD e Grupo Proeduca.

Agora, a companhia pretende expandir para mais países e introduzir novas ferramentas. No início deste mês de outubro, a LuzIA recebeu algumas atualizações, com avatar e marca nova. Outras novidades são sua capacidade de gerar respostas em tempo real, previsões meteorológicas e respostas de áudio.