O vice-presidente de tecnologia digital da Natura, Agenor Leão, revelou que em pouco mais de três meses de existência o aplicativo de pedidos das consultoras, o Pedidos Natura (Android e iOS), já soma 10% das vendas da empresa.

Baixado 175 mil vezes nas lojas de aplicativos, 95% deles no Android, o app faz parte de uma “trinca digital” da empresa, que engloba uma plataforma de gerenciamento para as gestoras da consultoras (leia-se vendedoras de porta em porta), sistema de pagamentos móveis com a PagSeguro e cobranding de telefonia móvel com a Claro.

Questionado pelo MOBILE TIME sobre o modelo de monetização do m-payment “Você Conect@ Pag” e da operadora “Você_Conect@”, o executivo explica que o intuito é oferecer um serviço que ajude as vendedoras.

“Nós não lucramos com a operadora ou com o m-payment. Tentamos fazer o retorno do investimento em produto. Ela ganha desconto em novos produtos”, explicou o CIO da Natura. “A maioria das consultoras tinha smartphones, mas a maioria não tinha plano de dados”.

Durante passagem no primeiro dia do evento IT Fórum Expo, que acontece em São Paulo nesta terça, 17, Leão disse que o primeiro case de sucesso foi durante o Dia dos Pais, com 60% dos pedidos/compras feitos pelo app.

O poder das vendedoras no digital

O executivo da Natura expõe que foram necessários seis meses de pesquisa em campo com as gestoras e consultoras da marca de cosméticos para modelar os serviços. Com as três ferramentas, a empresa busca contemplar a necessidade de sua força de vendas “para ter mais relação de qualidade, falar mais e vender mais”.

Agenor Leão explica que outro app da companhia, Rede Natura (Android e iOS), para venda direta ao internauta por meio de chat, possui 80 mil vendedoras cadastradas, para a companhia brasileira não perder a raíz de seu trabalho, o relacionamento das consumidoras com suas consultoras.

“No modelo do app Rede Natura, o cliente é autoidentificado. Eu começo a montar a base de clientes e criar um canal OmniChannel. E a compra pela consultora, app/site ou consultora mais ativa, é uma decisão do cliente”, afirmou o executivo. “Mas para todo atendimento existe a presença de uma consultora. Nós acreditamos nelas para o papel da venda”.