A Natura tem atualmente 848 mil consultoras com contas em seu banco digital no Brasil, o equivalente a 50% de sua força de revendedoras. A informação foi compartilhada por Agenor Leão, vice-presidente de negócios da companhia, durante o Apix, evento organizado pela Sensedia nesta quinta-feira, 23.

A companhia tem ainda 100% das lojas e 60% das franqueadas com a adquirência da empresa, o Natura Pay.

A solução foi lançada em 2020. Construída de forma separada da empresa de cosméticos, o hub financeiro possui subadquirente, conta digital e oferta de crédito. Também tem o Emana Pay, uma plataforma com ferramentas financeiras e conteúdo de educação financeira.

No final de 2023, a companhia registrou R$ 40 bilhões de volume total de pagamentos, um incremento de 60% ante o ano anterior. Além disso, a plataforma colaborou para aumentar a produtividade entre as consultoras em 10% e resultou em uma redução da inadimplência em 30%.

No primeiro trimestre de 2024, a Natura Pay cresceu 57%, teve TPV de R$ 12,4 bilhões e uma carteira de crédito de R$ 105 milhões.

Em conversa com Mobile Time, Leão explica que está no radar uma expansão do hub financeiro para a América Latina, mas ainda não tem data definida.

App

Natura Pay

Ecossistema digital e de negócios da Natura (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

Com 1,6 milhão de consultoras no Brasil, Leão afirmou ainda que quase a totalidade das consultoras (98%) são usuárias do app Natura (Android, iOS). E 100% dos pedidos de compras de cosméticos pelas consultoras são feitos de forma digital.

Vale dizer, o relatório do primeiro trimestre de 2024 da Natura indica que o avanço no digital ocorreu com a consolidação de um único app de beleza.