A associação global de operadoras móveis GSMA anunciou nesta quinta, 17, ter chegado a acordo com o 3GPP para a padronização da tecnologia de baixo consumo e grande alcance (LPWA, na sigla em inglês). Trata-se de um "alinhamento" de padrões comuns de banda estreita para Internet das Coisas (NB-IoT), cobertura estendida EC-GPRS e LTE para máquina-a-máquina (LTE-MTC), com objetivo de capitalizar no mercado de IoT e M2M.

A expectativa é que redes de LPWA possam ser utilizadas para IoT industrial, além de monitoramento, smart grids e smart cities. No entanto, como possui baixo consumo e grande alcance, pode ser utilizada em dispositivos vestíveis, como rastreadores de pessoas e animais. Segundo a GSMA, testes pilotos e de laboratório já estão em andamento, com implementações comerciais previstas para 2016.

A iniciativa para acelerar o desenvolvimento de soluções LPWA da GSMA é apoiada por 27 entidades, incluindo operadoras móveis, fabricantes e fornecedoras de chipset e de infraestrutura. A associação sediará reunião do 3GPP entre 18 e 22 de janeiro em Budapeste para trabalhar na finalização dos padrões NB-IoT.