A iniciativa global responsável por padrões de tecnologia de banda larga móvel 3GPP anunciou na quarta-feira, 22, a padronização da banda estreita para Internet das Coisas, o NB-IoT. As mudanças colocam o recurso nas especificações do Release 13 (LTE Advanced Pro). De acordo com o 3GPP, correções ainda são possíveis nos próximos meses, mas "o recurso está congelado na especificação, e apenas mudanças de retrocompatibilidade serão permitidas a partir de agora". O grupo ressalta ainda que a padronização levou apenas nove meses a partir da fase de estudos.

O padrão NB-IoT utiliza tecnologias de segunda e quarta geração para entregar comunicação de baixo consumo energético para máquinas. As operadoras podem escolher entre utilizar os padrões eMTC no LTE e EC-GSM-IoT para 2G.

Em comunicado nesta quinta, 23, a associação global de operadoras móveis GSMA comemorou a padronização das tecnologias de baixo consumo e alto alcance (LPWA). "Operadoras móveis já começaram uma série de pilotos pelo mundo e esse acordo para padrões comuns vai ajudar a acelerar o desenvolvimento de soluções comerciais e garantir que estejam no mercado muito mais rápido, dando aos consumidores mais escolhas", disse no comunicado o CTO da entidade, Alex Sinclair.