Em conversa exclusiva com o site TechCrunch, o CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou que o acordo realizado entre Microsoft e OpenAI não é exclusivo.

A Microsoft investiu pela primeira vez na OpenAI em 2019 o valor de US$ 1 bilhão. E, segundo o executivo, a empresa comandada por Satya Nadella planeja incorporar ferramentas de IA como o ChatGPT em todos os seus produtos.

Vale dizer que, segundo a Bloomberg, a big tech deve investir US$ 10 bilhões na instituição. Mas, durante a entrevista, Altman não confirmou o valor.

Por outro lado, o executivo da OpenAI confirmou que a companhia pode construir seus próprios produtos e serviços de software, além de licenciar sua tecnologia para outras empresas.

Por um lado, além do ChatGPT e do popular gerador de arte digital da roupa, DALL-E, Altman confirmou que um modelo de vídeo também está chegando, embora tenha dito que “não gostaria de fazer uma previsão sobre quando”, acrescentando que “pode ser muito em breve; é um projeto de pesquisa legítimo. Pode demorar um pouco”.

Sobre quando a OpenAI planeja lançar a quarta versão do GPT, o sofisticado modelo de linguagem no qual o ChatGPT se baseia, Altman disse apenas que o produto tão esperado “sairá em algum momento quando estivermos confiantes de que podemos [lançar] com segurança e responsabilidade.” Ele também tentou moderar as expectativas em relação ao GPT-4, dizendo que “não temos um AGI real”, significando inteligência artificial geral, ou uma tecnologia com sua própria inteligência emergente, contra os atuais modelos de aprendizado profundo da OpenAI que resolvem problemas e identificam padrões através de tentativa e erro.