O aplicativo Skype (Android em iOS) recebe nesta quinta-feira, 18, uma nova atualização que permitirá aos usuários de dispositivos móveis fazerem videoconferências em grupo. Podendo integrar ligações de vídeo dos usuários por PCs, tablets e smartphones, os grupos podem ter até 25 pessoas.

A qualidade de vídeo das ligações é em HD e o áudio recebeu o codec Silk Super Wide, feito em parceria com a Intel. Outra novidade da atualização permite que as conversas sejam  compartilhadas via e-mail, WhatsApp, Messenger, Twitter ou Facebook para outras pessoas entrarem na ligação – mesmo sem elas estarem na sua lista.

Na conversa via dispositivos móveis, uma pessoa pode buscar outra deslizando sob a grade de espectadores na tela. O usuário ainda pode selecionar a opção “foco” para falar diretamente com um indivíduo. A mudança atinge apenas consumidores da Europa e Estados Unidos, mas deve chegar ao resto do mundo até o final de março. Atualmente, Skype possui mais de 300 milhões de usuários no mundo.

O lançamento da iniciativa de videoconferência em grupo para dispositivos móveis é uma clara tentativa da Microsoft ‘ganhar terreno’ na batalha contra o Google Hangout, que coloca apenas dez pessoas em um grupo de videochamadas. FaceTime da Apple, por sua vez, ainda não tem opção de videochamadas em grupo.