Xiaomi traz o handset Redmi Note 6 Pro para o Brasil

A Xiaomi está voltando ao Brasil com seus smartphones. Contudo, a fabricante chinesa desta vez fará uma parceria com a DL, fabricante de eletroeletrônicos de Santa Rita do Sapucaí (MG), para importar e homologar seus handsets junto à Anatel.

No modelo de negócios, não há fabricação, apenas importação. Além da importação e homologação, a DL também será responsável por distribuir os handsets no varejo nacional. O formato é similar ao que a DJI faz com a distribuidora Golden para vender seus drones no Brasil, por exemplo. Inicialmente, a Xiaomi trará os handsets Pocophone F1 e Redmi Note 6 Pro. Os preços praticados e a data de lançamento, ainda não foram revelados.

Vale lembrar, a Xiaomi chegou ao Brasil em meados de 2015, mas saiu no ano seguinte. Com promessa de trazer handsets de qualidade com preços baixos, a companhia não conseguiu desenvolver seu modelo de negócios que inicialmente era baseado apenas em lojas virtuais. Posteriormente, a fabricante fez parceria com a Vivo, mas não teve impacto.

Enquanto esteve fora do País, a Xiaomi ainda ganhou espaço por aqui com importações feitas diretamente entre usuários e comércios eletrônicos do exterior. Em conversa recente com Mobile Time, Reinaldo Sakis, gerente de pesquisa de dispositivos comerciais e para o consumidor da IDC, explicou que as importações feita pelos consumidores têm crescido na base brasileira, porém ainda não chega a dois dígitos.
Vale lembrar que a Xiaomi tem representação única em toda a América Latina na Colômbia.