O sistema iOS continua a superar todas as outras plataformas de dispositivos em termos de monetização. É o que demonstra o relatório The State of Mobile Advertising, realizado pelo Opera Software. De acordo com o levantamento, a plataforma da Apple é responsável por 44,53% do tráfego de dados e 49,23% da receita gerada por publicidade móvel. O sistema Android, por sua vez, domina 31,26% do tráfego e 26,72% da receita. Em terceiro e quarto lugares do ranking aparecem RIM, 4,23% do tráfego e 6,19% de receita, e Symbian, com 5,6% do tráfego e 2,46% de receita.

O relatório aponta ainda para o fato de a Europa ter uma participação cada vez maior no volume de impressão de anúncios, enquanto os Estados Unidos têm decrescido. No último trimestre de 2012, aproximadamente 60% de todos os anúncios vieram dos EUA, mas até o final do 1 º trimestre de 2013, a parcela de pedidos dos EUA diminuiu para os  50,67%. Em compensação, a Europa, no primeiro de trimestre de 2013, foi responsável por 21% dos anúncios, com crescimento de 6,39 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. O Opera Software informa que 65% de todo o tráfego de anúncios vindo da Europa se origina principalmente de cinco países: Reino Unido, Itália, Alemanha, França e Espanha. Ásia e Pacífico são responsáveis por 14,25% dos anúncios e a América Latina por 7,76%.