Uma proposta de recomendação elaborada e coordenada pelo Brasil para modelo de referência arquitetônico para dispositivos de aplicações de Internet das Coisas foi aprovada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT). A recomendação”ITU-T Y.4460 – Architectural reference model of devices for IoT applications” define classificação dos dispositivos de IoT baseados nas capacidades de processamento e conectividade. Com a correlação dessas capacidades, os modelos de referência são definidos com requisitos para arquiteturas de software para cada classe de dispositivos.

O projeto foi iniciado na Câmara de IoT do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Vale lembrar que o decreto 9759/19, que põe fim a colegiados no governo, poderá extinguir a Câmara de IoT, entre outros órgãos. O secretário-executivo da pasta, Julio Semeghini, afirmou nesta semana que não haverá impacto para o MCTIC.

A proposta foi aprovada na reunião de abril da Comissão de Estudos 20 – “Internet das Coisas, Comunidades e Cidades Inteligentes”, do setor de normatização da UIT. A Anatel, que é coordenadora da representação do Brasil nas discussões internacionais de telecomunicações por meio das Comissões Brasileiras de Comunicações (CBC), afirmou nesta quinta-feira, 18, que trabalhou na articulação com “agentes nacionais envolvidos na iniciativa e na negociação” com demais membros da UIT-T para a aprovação.

Segundo a agência, a recomendação é o primeiro fruto na área internacional de normatização da colaboração entre o governo brasileiro, por meio da Anatel e o MCTIC, o setor privado (com o Instituto Cesar e Eldorado) e academia (com o Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel). Para que uma recomendação seja aprovada é necessário que haja o “de acordo” com todos os 190 países e mais de 700 empresas entre seus membros. O documento vai agora para revisão editorial e em seguida estará disponível gratuitamente nos seis idiomas oficiais da UIT.