Google; Android 12

Android 12 beta com novas bandejas e UI mais fluídas e com mais controle ao usuário

O Google apresentou a prévia do Android 12 nesta terça-feira, 18, e confirmou que chegou à marca de mais de 3 bilhões de dispositivos com o sistema operacional (OS, na sigla em inglês) no mundo. Durante o evento Google I/O, na sede da empresa em Mountain View, Califórnia, informou que a nova versão do Android ganhou mais customizações, algo que o vice-presidente de design material do Google, Matías Duarte, chamou de o OS mais pessoal já feito pela companhia.

O Android 12 já está disponível para desenvolvedores fazerem testes em dispositivos Pixel e de outras marcas, como Asus, Xiaomi, realme e TCL. O OS permitirá a personalização por meio de paletas de cores customizadas – como no papel de parede, por exemplo. Além disso, os widgets também serão desenhados com base na imagem, ou seja, a ideia é oferecer mais personalização par ao usuário na interface do handset.

As animações e notificações ficarão mais fluidas, uma vez que o Google realizou um trabalho de reduzir em 22% o tempo de uso de CPU no Android e 15% o uso de grandes atividades do sistema servidor.

Outras mudanças feitas pelo Google são no redesenho de espaço no sistema, como: a configuração rápida, que permite controlar quase todo o dispositivo nesta área, inclusive ativando o Google Pay e controles de dispositivos para casa inteligente; aba de notificações mais fluida; e o botão de liga/desliga agora, se pressionado por longo tempo, pode acionar o Google Assistente.

Em segurança, a companhia apresentou o Privacy Dashboard, uma ferramenta que dará uma visão completa das configurações de permissões do usuário aos aplicativos, inclusive com opções para removê-las facilmente. E, caso o app use câmera ou microfone, um ícone mostrará o funcionamento desses dispositivos no alto da tela, o que também permitirá ao usuário escolher se os deixa ou não ligados. Também haverá a opção para o usuário limitar a captura de dados de localização por parte de um app.

O primeiro release beta está disponível nesta terça-feira, 18. De acordo com o Google, a ideia é ter lançamentos betas mensais até agosto. Na sequência, a empresa deve avaliar a estabilidade do Android 12 para lançá-lo ao grande público.

Casa

Google

Sameer Samat, vice-presidente de desenvolvimento de produto do Google

O Google também apresentou novidades no uso do Android 12 dentro de casa e do seu sistema para dispositivos vestíveis, o Wear OS. No uso doméstico, Sameer Samat, vice-presidente de desenvolvimento de produto do Google, explicou que a principal novidade é o Digital Car Key, uma função que permitirá aos usuários do Android Auto desbloquear seus carros por meio do NFC e da tecnologia Ultra Wideband dos handsets. Essa tecnologia chegará primeiro para usuários selecionados dos handsets Google Pixel e Samsung Galaxy, mas também nos próximos carros da BMW e de outras montadoras que trabalham neste ecossistema. Atualmente, o Android Auto possui mais de 100 milhões de usuários.

Outras novidades para o uso em casa é mais integração entre smartphones e chromebooks, como o fato de que o usuário poderá ver as últimas fotos do seu handset no computador via Phone Hub; e funções de controle remoto de Android TV nos smartphones que devem chegar em meados deste ano aos 80 milhões de usuários com este tipo de TV.

Wear OS

Google

Patrick Chomet, head de customer experience da Samsung Mobile, anunciando a união entre Tizen e Wear OS

No Wear OS, a principal novidade foi a união do sistema do Google com o Tizen, da Samsung. Com isso, os vestíveis terão uma bateria de duração mais longa, sem precisar carregar por até dois dias. Os relógios inteligentes também terão mais opções para customização das telas; melhorias para usar Google Pay, Maps e YouTube Music nos wearables com o OS; e a expansão de apps via Google Play e de novas funcionalidades de saúde e bem-estar vindas do Fitbit.

Importante dizer que, embora exista a união entre Samsung e Google, Samat explicou que o OS está disponível para todos os OEMs de dispositivos móveis.