O Google apresentou novas funções de acessibilidade para o Android 12 nesta quarta-feira, 19. Durante o segundo dia do Google I/O, evento para desenvolvedores organizado pela companhia do sistema operacional, foram anunciados serviços para Talkback, Live Caption, Live Transcribe e amplificação de som.

De acordo com Brian Kemler, gerente de produto de acessibilidade no Android, as soluções têm como objetivo apoiar 1 bilhão de pessoas com alguma condição especial, seja motora, auditiva ou visual, sendo que 750 milhões delas utilizam o sistema operacional do Google.

A primeira mudança é no TalkBack: o sistema passa a ter gestos com dedos múltiplos, como três dedos para o lado direito para aumentar a velocidade de narração de um podcast para cegos. Outra novidade é a pausa de mídia, com o toque de dois dedos. Menus e gestos serão customizáveis e, além disso, a solução ganha opção de comandos de voz e teclado em braile para árabe e espanhol. Os avanços do TalkBack foram feitos em uma parceria do Google com a Samsung.

Em iluminação, o Android 12 terá o Extra Dim para ajudar pessoas que com alguma dificuldade de visão ou sensibilidade à luz. Neste caso, a luz irradiada pela tela fica próxima da escuridão, de modo que seu usuário não force a vista.

A atualização do OS também terá o Window Magnifier, a lupa que ajuda a aumentar as dimensões da tela. E também será possível colocar em negrito o texto na tela para melhor leitura.

Por sua vez, Shalene Yuan, gerente de produto para Live Transcribe e Sound Amplifier, a função de transcrição de conversa (de áudio para texto) terá uma versão offline até o final de 2021. Outra função que deve chegar em breve é a customização de sons únicos de notificações push, assim o usuário saberá o que cada uma delas significa.

Na configuração do botão de acessibilidade, o Android 12 trará botão para acesso rápido (one-tap), customização de preferência e mobilização do botão para ficar em qualquer canto da tela, para não atrapalhar quando o usuário abrir outros aplicativos.

Vale dizer, as atualizações de configuração de acessibilidade para o Android 12 foram apresentadas na véspera do dia mundial de conscientização sobre a acessibilidade.