O Centro de Recursos contra Roubo de Identidade (ITRC, na sigla em inglês), uma organização não governamental que atua nos EUA, adotou uma assistente virtual para auxiliar no apoio a vítimas. A robô foi batizada como Vivian, acrônimo para “Virtual Victim Assistance Network”, ou “rede de assistência para vítimas virtuais”. A chatbot foi construída usando a Viya, solução de inteligência artificial do SAS, com processamento de linguagem natural em inglês. 

A assistente está disponível no site do ITRC e realiza o atendimento de primeiro nível, classificando cada caso e informando sobre medidas básicas que devem ser tomadas pela vítima. Se necessário, o caso é encaminhado para um agente humano.

Entre os golpes mais comuns nos EUA estão a solicitação de cartão de crédito ou pedido de seguro-desemprego em nome de terceiros. Segundo o ITRC, houve um grande aumento da demanda por ajuda em sua central em 2020, durante a pandemia do novo coronavírus: 11 mil pessoas foram atendidas por telefone e houve 1,1 milhão de visitantes únicos em seu site.