Alex Musil, diretor de produto no Google Play

O Google confirmou o recuou de 30% para 15% na comissão recolhida dos desenvolvedores de aplicativos a partir de 1º de julho. A mudança foi apresentada no começo do ano e confirmada nesta terça-feira, 18, durante o painel para desenvolvedores do Google I/O.

De acordo Alex Musil, diretor de produto no Google Play, a redução vale até o primeiro US$ 1 milhão que o criador de apps tiver de receita na loja: “Sabemos que alguns desenvolvedores operam com contas múltiplas. Portanto, observe que os 15% consideram o total de ganhos do associado no ano, ou seja, em todas as contas que são usadas”, explicou.

O Google também afirmou que os aplicativos de games serão obrigados a usar o Android App Bundle para lançar jogos no marketplace. Atualmente, 1 milhão de apps foram lançados ou estão em desenvolvimento por meio desta biblioteca que reduz em até 35% o tamanho do game.

O executivo confirmou ainda que o Google Play Pass, o sistema de assinatura da loja, está atualmente em 40 países e 800 aplicativos. E a Google Play registrou 140 bilhões de downloads nos últimos 12 meses.

Pagamentos

Outro dado compartilhado durante a apresentação foi do avanço de mais opções de pagamentos na Play Store. Em 2020, o Google adicionou 34 formas de pagamentos em 30 países. Atualmente, a companhia disponibiliza mais de 300 métodos de pagamentos em mais de 150 países para atender 2 bilhões de usuários.

Musil confirmou novas alternativas de monetização na Google Play: compras de multiquantidade, ou seja, o usuário pode comprar mais de um item por vez; assinaturas múltiplas, que permite vender vários produtos como parte de uma única assinatura; e planos pré-pagos, no qual o desenvolvedor pode oferecer acesso a um conteúdo por um período curto. Além disso os usuários podem estender a assinatura antes ou depois de seu término.