| Publicada no Teletime | Uma comitiva com representantes do Ministério das Comunicações (MCom), Anatel, Senado, Defesa, Tribunal de Contas da União (TCU) e Gabinete de Segurança Institucional (GSI) vai realizar um tour sobre redes privativas 5G nos EUA. Encontros com o governo e operadoras norte-americanas estão previstos.

A missão está marcada para a primeira quinzena de junho e contará com 15 representantes, incluindo o ministro das Comunicações, Fabio Faria. Um dos objetivos será o de “conhecer modelos de redes privativas com enfoque em segurança cibernética.”

Neste sentido, faz parte do planejamento uma visita ao Departamento de Defesa, onde será apresentada a rede privativa com equipamentos da Nokia. Agendas com os departamentos de Estado, de Segurança Interna e de Comércio norte-americanas também estão previstas, além do Conselho Nacional de Segurança e do Diretor de Inteligência Nacional (DNI), que coordena atividades da inteligência do país.

Empresas

Ainda em Washington, a comitiva se encontrará com representantes da Comissão Federal de Comunicações (FCC), da Qualcomm e da operadora Verizon, além de conhecer uma rede privativa em operação no Porto de Baltimore.

A missão também terá passagem de um dia por Nova York, onde conhecerá o centro global de operações da AT&T. Na mesma data está previsto encontro com “potenciais investidores do mercado de telecomunicações brasileiro nos desdobramentos do leilão da tecnologia 5G”, em parceria com o Santander.

Também compõe o planejamento uma reunião com a Ericsson sobre elementos regulatórios em redes privativas. A missão, que sairá do Brasil em 6 de junho, deve retornar no dia 11.