Liderada pelo ministro das Comunicações Fábio Faria, a comitiva oficial brasileira começou nesta terça-feira, 8, as reuniões em Washington, Estados Unidos, com membros do governo americano sobre segurança cibernética e redes privativas. Entre os membros da missão estão representantes das pastas da Defesa, Relações Exteriores, Gabinete de Segurança Institucional (GSI), ministros do TCU (Tribunal de Contas da União), além do filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o senador Flavio Bolsonaro (Patriota/RJ), que posou nos vídeos e fotos oficiais.

Sem nenhum projeto em andamento ou publicação no Senado sobre a tecnologia 5G, o senador Flávio Bolsonaro não se pronunciou oficialmente sobre a missão. O senador Ciro Nogueira (PP/PB) também está na comitiva, mas, assim como Bolsonaro, não tem um trabalho público específico ligado à telecom. Os representantes da Câmara do Grupo de Trabalho do 5G não foram convidados a participar da viagem.

OpenRAN

Segundo o comunicado oficial do MCom, um dos tópicos de destaque da reunião com o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos foi o OpenRAN. Os dois países acreditam que as redes abertas devem ser estimuladas e que, por isso, podem trazer mais segurança ao ambiente cibernético.

Os presentes

Na primeira reunião da delegação, estiveram presentes na embaixada brasileira membros do Departamento de Estado (DOS), Conselho de Segurança Nacional (NSC) e Departamento de Segurança Interna (DHS) dos Estados Unidos. Na pauta, estavam as redes privativas em primeiro lugar – de acordo com o ministro Faria, somente o Departamento de Estado americano possui seis redes privativas. Foi discutida também a segurança digital, com foco nos possíveis riscos de ataques cibernéticos e a proteção da cadeia de fornecimento das infraestruturas de 5G – como a fabricação de equipamentos e o mercado de 5G. O MCom não divulgou se houve alguma menção à fornecedora Huawei e à polêmica americana envolvendo suspeitas de espionagem chinesa.

Na agenda também estavam previstas reuniões com representantes de empresas como Qualcomm, Motorola, IBM e Eurasia Group.

A missão ainda contará com reunião com potenciais investidores do setor de telecomunicações em Nova Iorque na quinta-feira, 10.