A Vivo avança com sua estratégia de Internet das Coisas nesta semana e um dos principais alicerces é a Casa Vivo, um espaço conceitual para o consumidor B2C conhecer as soluções de casa inteligente da operadora na região de Pinheiros, zona oeste de São Paulo. Além disso, a companhia também terá as ofertas em suas lojas comuns e via instalador de fibra ótica.

Mas não será o técnico da banda larga que fará a instalação do equipamento conectado, mas o Vivo Guru, um técnico especializado da operadora para o IoT doméstico.  Ou seja, serão duas estratégias, uma próxima ao cliente e direto em sua casa e outra de prateleira nas lojas. São soluções que vão desde o controle de iluminação (interruptor conectado), assistente de voz (Amazon e Google) até plugues para controlar cafeteira e cortina.

Segundo Rodrigo Gruner, diretor de inovação e novos negócios da companhia, a ideia é levar a oferta de serviços de consultoria e produtos conectados junto ao seu serviço de conectividade, como a instalação da banda larga fixa e Wi-Fi. Iniciando nesta semana em São Paulo, a solução chega em São Paulo com método de pagamento em cartão de crédito.

Dito isso, o público-alvo da operadora não é o consumidor de baixa renda (embora tenham produtos baratos, como câmera e lâmpada inteligente), mas as pessoas com um pouco mais de poder aquisitivo e que não querem fazer reformas para começar a deixar sua residência inteligente. Gruner afirmou que no momento não há planos para combinar o projeto de IoT com outras frentes de negócios, como Vivo Money (empréstimo pessoal) e Vivo Pay (conta digital), mas não descarta no futuro.

Como principal parceiro no ecossistema de software em IoT, a Vivo escolheu a Tuya por ser uma plataforma aberta. A solução começa com app próprio Vivo Casa Inteligente, mas posteriormente deve ganhar função dentro do app principal da Vivo.

Vale lembrar que o tema foi abordado em uma entrevista exclusiva recente de Gruner para o Mobile Time.