A Comissão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CITC) do governo da Arábia Saudita planeja bloquear o WhatsApps, serviço de mensagens instantâneas, caso o aplicativo não concorde com o regulamento de telecom do país, informa a Reuters.

A CITC quer monitorar o uso de aplicativos over the top (OTT), que não usam o sistema de SMS das operadoras, mas o órgão não fornece detalhes do que esse monitoramento implicaria. Desde março deste ano, a CITC está pressionando as operadoras do país a trabalharem com as fornecedoras dos aplicativos para que as mensagens possam ser monitoradas.

Caso o WhatsApp não obedeça ao governo, o app deve ser bloqueado antes do mês sagrado do Ramadã, que começa em 9 de julho. O Skype pode ser o próximo da lista a ser banido, de acordo com Abdullah Al-Darrab, chefe do CITC.

A Arábia Saudita já bloqueou o Viber, também aplicativo OTT, no início de junho. Em um comunicado, a Comissão explica que, além de ser difícil de monitorar, aplicativos desse tipo tiram a receita de ligações e mensagens de texto das operadoras licenciadas.